quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Para pensar...

VIDA NÃO É BRINQUEDO, ANIMAL NÃO É PRESENTE !
Ninguém sabe dizer o número , mas é certo que depois de festas tradicionais como o natal , aumenta o número de animais abandonados nas ruas , clínicas e abrigos de animais . O mesmo acontece em todo o mundo : segundo a WSPA ( Sociedade Mundial de Proteção Animal ), mais da metade dos cães e gatos adquiridos nesses períodos , são abandonados.
Os motivos para o abandono são vários : viagem de férias e ninguém para abrigar o animal , desistência do “ brinquedo ”, o trabalho gerado pelo animal , uma eventual deficiência física ou doença , problema de comportamento e outros .

UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA A VIDA
O período após o Natal é uma temporada de animais abandonados. Pressionados pelas crianças muitos pais adquirem filhotes para dar de presente . No fundo têm esperanças de que os animais ensinarão aos filhos a ter mais responsabilidades , afinal , o compromisso é sempre de que a criança vai incumbir-se de cuidar do cão ou do gatinho.
A rotina do dia a dia , entretanto é diferente . Nem sempre a criança desempenha bem as tarefas , o filhote roi móveis e roupas , faz suas necessidades no tapete da sala e chora no meio da noite . Irritados, pais e mães logo se vêem na compulsão de livrar-se do intruso . Assim , abandonam o animal a própria sorte , dando um péssimo exemplo de responsabilidade às crianças , que acabam aprendendo com o próprio exemplo dos pais como resolver um problema : desfazendo-se dele.

A POSSE RESPONSÁVEL É UM DEVER SEU E UM DIREITO DO ANIMAL
Assim como não se dá um bebê para alguém , também não se deve dar um animal de presente .
Cuidar de um animal deve ser decisão da pessoa e da família , porque implica em responsabilidades prolongadas, além de gastos financeiros. Dessa forma evitamos que esse maravilhoso presente seja abandonado de forma tardia , ao notarem que o “ bebê ” cresceu...
Dar um animal de presente fará o mesmo correr o risco de ser maltratado, negligenciado e abandonado.
Não se iluda achando que animais de raça não são abandonados...
25% DOS ANIMAIS ABANDONADOS SÃO DE RAÇA !


SE VOCÊ NÃO FIZER PARTE DA SOLUÇÃO ,

ENTÃO VOCÊ FAZ PARTE DO PROBLEMA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem basicamente duas funções: ajudar animais abandonados que precisam de um novo lar e conscientizar as pessoas de que animais são seres que sentem e sofrem e não podem ser tratados como algo descartável. Os comentários que não apresentarem relação com assuntos que aqui tratamos não serão publicados. Obrigada!